Ícone de Contato Contato
(31) 2105-8000

Ícone do WhatsApp WhatsApp
(31) 99796-1540

Gene na Imprensa

Voltar

Convidado para apresentação no TEDx, Dr. Sérgio Pena explica a influência de fatores externos no genoma humano, determinando o porquê de sermos quem somos

Quem somos nós? Em que sentido temos permanecido a mesma pessoa durante toda a sua vida? Como explicar a continuidade do “eu” se tudo muda o tempo todo? Seria a individualidade do genoma a resposta? A informação contida nos nossos genes é suficiente para deterministicamente gerar quem somos? E o ambiente, quão importante é? Quais são a implicações práticas dessas considerações?

Em apresentação como convidado do TEDx, o diretor médico do Laboratório GENE, Dr. Sérgio D.J. Pena, explicou sobre sua crença de que o mundo exterior, o meio ambiente e nossa história de vida influenciam epigeneticamente nosso genoma, determinando o porquê de sermos quem somos. Confira na íntegra:



Dr. Sérgio Pena é médico-geneticista, com Ph.D. em Genética Humana pela Universidade de Manitoba, no Canadá. É Professor Titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da UFMG. É presidente do GENE - Núcleo de Genética Médica e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Suas publicações incluem sete livros e cerca de 300 artigos científicos.

Veja mais em https://www.ted.com/tedx