Novidades

Voltar

UFMG e Laboratório GENE desenvolvem software gratuito para ajudar médicos a diagnosticar doenças genéticas

"MENDEL, MD" é o título do último artigo científico do Prof. Dr. Sérgio Pena e sua equipe de pesquisadores da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e do Laboratorio GENE - Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais que está recebendo atenção da imprensa de vários países.

No artigo, o Prof. Dr. Sérgio Pena e sua equipe de pesquisadores apresentam um recém desenvolvido programa de computador que ajuda médicos a diagnosticar doenças genéticas a partir das informações obtidas no Sequenciamento Completo do EXOMA. Tudo de forma simples, acessível mesmo aos médicos  sem especialização em bioinformática.

O nome do software faz referência ao biólogo austríaco Gregor Mendel, considerado pela ciência o “pai da genética”. O acesso ao código do "Mendel, MD" é totalmente gratuito. Para acessar a íntegra do artigo na prestigiosa publicação internacional PLoS Computacional Biology o link é:

http://journals.plos.org/ploscompbiol/article?id=10.1371/journal.pcbi.1005520

O teste de Sequenciamento Completo do EXOMA é disponibilizado pelo Laboratório GENE  desde 2013 e as análises computacionais são feitas pessoalmente pelo Dr. Sérgio Pena, professor da UFMG.

Para ler o que estão dizendo sobre este artigo, publicado em 8 de junho de 2017, acesse: