A distância, Aconselhamento Genético

É possível marcar um Atendimento Genético a Distância, quando não for necessário o exame físico do(s) paciente(s). Este atendimento é feito por meio da troca de e-mails com o médico, a exemplo do que já está disponível na Europa (ver site www.geneticcounselling.eu/counselling.html). O procedimento envolve o preenchimento de questionários que o Dr. Sérgio Pena envia. A vantagem é dar mais tempo para a busca de informações com familiares para a montagem do heredograma/história médica do casal e das respectivas famílias. Dr. Sérgio também responde, por email, todas as dúvidas do(s) paciente(s) / família. Ao final, é emitido um relatório completo, ficando tudo registrado por escrito. E, se surgirem dúvidas, até 6 meses após a data da emissão do relatório final continua sendo possível fazer contatos com o geneticista por e-mail, sem cobrança de novos honorários. 

Cumpre realçar que esta forma moderna e eficiente de atendimento facilita o acesso de pacientes de todo o Brasil a este grande especialista,  de reputação internacional, sem envolver o investimento de tempo e as despesas com uma viagem. 

É importante entender que o atendimento é feito pelo Dr. Sérgio Pena pessoalmente, dentro dos prazos de sua agenda profissional. 

Havendo muita urgência no atendimento, deve ser considerada a "Consulta Presencial" pois o "Atendimento Genético a Distância” não tem prazo pré-definido para a finalização da análise: questionários serão enviados para serem respondidos, as respostas serão analisadas, os pacientes enviarão sua perguntas para serem respondidas, resultados de exames já feitos poderão ser solicitados, novos exames podem ser necessários e, ao final de todas as etapas, tão logo possível, um relatório final será preparado pelo geneticista com o sumário do caso, a sua opinião e as suas recomendações.

Ícone Material

TIPO E QUANTIDADE DE MATERIAL


Ícone Prazo

PRAZO DE ENTREGA

Para agendar ligue (31) 2105 8000 ou (31) 2105 8007

Conteúdo relacionado

A distância, Aconselhamento Genético


O ideal - padrão ouro - é a consulta presencial, no consultório. Porém, as dimensões continentais do nosso país criam dificuldades para pacientes viajarem quando necessitarem obter informações genéticas precisas e confiáveis, com especialista em genética médica.

O aconselhamento genético on-line, através da troca de emails, foi desenvolvido para resolver esta situação, a exemplo do modelo já disponível em vários países da Europa.

É possível fazer o aconselhamento genético a distância quando não é necessário o exame físico do(a) paciente. A anamnese e o heredograma (mapa genético familiar) são feitos através de questionários que o médico geneticista envia. Há troca de vários e-mails pois o médico também vai responder as dúvidas do(a) paciente.

Ao final, é emitido um relatório. Se ficarem dúvidas, novos contatos são feitos.

A vantagem de ter todas as informações genéticas por escrito, para leitura e análise detalhadas, é muito útil, assim como o acesso futuro ao médico, se surgirem dúvidas após o relatório final.

Imagem



BENEFÍCIOS do aconselhamento a distância:

  • Não é preciso viajar
  • Acesso possibilitado a pessoas de todas as regiões do Brasil
  • Tempo para refletir antes de responder os questionários genéticos enviados
  • Oportunidade de obter informações extras com familiares, se necessário
  • Informações passadas pelo médico geneticista ficam documentadas, por escrito
  • Relatório completo é emitido ao final da troca de e-mails
  • Garantia de acesso futuro ao geneticista, se ficar alguma dúvida ou surgir alguma pergunta extra no futuro
  • Faça contato para marcar sua consulta

Para marcar o aconselhamento genético on-line, o contato é com a secretária Márcia Sales: (31) 2105.8007 (deixar tocar várias vezes). O telefone geral da clínica é (31) 2105-8000 e também pode ser usado.

O pagamento é feito com depósito no Banco do Brasil, Santander, Itaú ou Caixa Econômica Federal. A secretária informa a conta e, após o depósito, transmite o e-mail para o médico iniciar o contato.

Há situações que admitem o aconselhamento genético on-line e algumas estão listadas abaixo:

  • Consangüinidade
  • Perda fetal
  • Perdas fetais repetidas
  • Ultrassom fetal com alteração
  • Resultado de exame genético com alteração, que necessita esclarecimentos
  • Infertilidade
  • Consulta de avaliação genética antes do início do protocolo de reprodução assistida por FIV (Fertilização in Vitro), inseminação artificial ou ICSI (Intra- Citoplasmic Spermatid Injection ou injeção direta de   espermatidade no óvulo)
  • Feto ou filho, vivo ou falecido, com alteração genética
  • Gravidez após os 35 anos
  • História de doença genética na família