Aconselhamento genético presencial ou a distância

É possível agendar uma consulta presencial - padrão ouro - com o médico geneticista Prof. Dr. Sérgio Pena em seu consultório ou marcar um Atendimento Genético a Distância, quando não for necessário o exame físico do(s) paciente(s). Este atendimento é por meio da troca de e-mails com o médico, a exemplo do que já está disponível na Europa (ver site www.geneticcounselling.eu). O procedimento envolve o preenchimento de questionários que o Dr. Sérgio Pena envia. A vantagem é dar mais tempo para a busca de informações com familiares para a montagem do heredograma/história médica do casal e das respectivas famílias. Dr. Sérgio também responde todas as dúvidas do(s) paciente(s) e da família, por e-mail. Ao final, é emitido um relatório completo. No futuro, se surgirem dúvidas, basta fazer novo contato via e-mail com o geneticista.


Ícone Material

TIPO E QUANTIDADE DE MATERIAL



Ícone Prazo

PRAZO DE ENTREGA

Presencial

Conteúdo relacionado

A distância, Aconselhamento Genético


O ideal - padrão ouro - é a consulta presencial, no consultório. Porém, as dimensões continentais do nosso país criam dificuldades para pacientes viajarem quando necessitarem obter informações genéticas precisas e confiáveis, com especialista em genética médica.

O aconselhamento genético on-line, através da troca de emails, foi desenvolvido para resolver esta situação, a exemplo do modelo já disponível em vários países da Europa.

É possível fazer o aconselhamento genético a distância quando não é necessário o exame físico do(a) paciente. A anamnese e o heredograma (mapa genético familiar) são feitos através de questionários que o médico geneticista envia. Há troca de vários e-mails pois o médico também vai responder as dúvidas do(a) paciente.

Ao final, é emitido um relatório. Se ficarem dúvidas, novos contatos são feitos.

A vantagem de ter todas as informações genéticas por escrito, para leitura e análise detalhadas, é muito útil, assim como o acesso futuro ao médico, se surgirem dúvidas após o relatório final.

Imagem



BENEFÍCIOS do aconselhamento a distância:

  • Não é preciso viajar
  • Acesso possibilitado a pessoas de todas as regiões do Brasil
  • Tempo para refletir antes de responder os questionários genéticos enviados
  • Oportunidade de obter informações extras com familiares, se necessário
  • Informações passadas pelo médico geneticista ficam documentadas, por escrito
  • Relatório completo é emitido ao final da troca de e-mails
  • Garantia de acesso futuro ao geneticista, se ficar alguma dúvida ou surgir alguma pergunta extra no futuro
  • Faça contato para marcar sua consulta

Para marcar o aconselhamento genético on-line, o contato é com a secretária Márcia Sales: (31) 2105.8007 (deixar tocar várias vezes). O telefone geral da clínica é (31) 2105-8000 e também pode ser usado.

O pagamento é feito com depósito no Banco do Brasil, Santander, Itaú ou Caixa Econômica Federal. A secretária informa a conta e, após o depósito, transmite o e-mail para o médico iniciar o contato.

Há situações que admitem o aconselhamento genético on-line e algumas estão listadas abaixo:

  • Consangüinidade
  • Perda fetal
  • Perdas fetais repetidas
  • Ultrassom fetal com alteração
  • Resultado de exame genético com alteração, que necessita esclarecimentos
  • Infertilidade
  • Consulta de avaliação genética antes do início do protocolo de reprodução assistida por FIV (Fertilização in Vitro), inseminação artificial ou ICSI (Intra- Citoplasmic Spermatid Injection ou injeção direta de   espermatidade no óvulo)
  • Feto ou filho, vivo ou falecido, com alteração genética
  • Gravidez após os 35 anos
  • História de doença genética na família

Aconselhamento Genético, Consulta Presencial



O aconselhamento genético é uma consulta médica especializada para pessoas que estão preocupadas com a ocorrência ou a possibilidade da ocorrência de uma doença genética - ou doença comum - em sua família.
 
Na consulta, o(a) paciente e/ou parentes com a doença ou com o risco de ter a doença hereditária são informados sobre as características da condição, a probabilidade ou risco de desenvolvê-la ou transmiti-la à próxima geração.
 
Também são informados sobre as opções para seu tratamento.
 
De qualquer lugar do Brasil é possível agendar uma consulta presencial - padrão ouro -  no consultório do especialista, em Belo Horizonte, ou marcar um 
aconselhamento genético a distância
, através da troca de e-mails, em algumas situações específicas, a exemplo do que já está disponível na Europa (ver site www.geneticcounselling.eu).


 
COMO MARCAR UMA CONSULTA COM O DR. SÉRGIO PENA?

A marcação para a consulta de Aconselhamento Genético, presencial, em Belo Horizonte, no consultório do Dr. Sérgio Pena, ou a distância, pode ser feita de diferentes modos:

1) Pelo telefone geral: (31) 3284-8000

2) Pelo telefone direto da secretária: (31) 2105-8007 - Sr.ª Márcia Sales

3) Pelo SKYPE
Durante o horário comercial, você poderá fazer contato por escrito ou conversar diretamente com um dos nossos consultores, através dos endereços: 
geneatendimento2 ; geneatendimento3 ; genecitogenetica4 
• Conversar utilizando o Skype, computador a computador, não gera nenhuma despesa aos usuários.

4) Por e-mail, clique aqui: [email protected]

5) Por via postal ou pessoalmente: 
Clínica Genética Sérgio Pena / Laboratório GENE
Av. Afonso Pena 3111 - 9º andar
CEP: 30130-909 - Belo Horizonte-MG




Vídeos sobre Aconselhamento Genético e Genética Médica:
 


PARA VER OUTROS VÍDEOS, ACESSE O CANAL DO LABORATÓRIO GENE NO YOUTUBE.