Exames

Klinefelter, Síndrome de

Diferentes e complementares testes são realizados para identificar a Síndrome de Klinefelter:

1) Teste Cromossômico Molecular pela técnica QF-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa Fluorescente) que permite o diagnóstico de XXY, associado à síndrome de Klinefelter.

2) Teste Molecular de Metilação do Cromossomo X para o diagnóstico de mosaicismo para a síndrome de Klinefelter, mesmo quando de baixa frequência, ou seja, apenas uma minoria das células apresenta a alteração XXY, entre uma maioria de células normais XY.  O teste utiliza metodologia desenvolvida in house e publicada no Journal of Andrology (Pena e Sturzeneker, 2003). Este exame é importante porque 20% de pacientes com a síndrome de Klinefelter não são diagnosticados porque outros testes não têm sensibilidade para detectar o mosaicismo XY/XXY.

Acesse o link para artigo do Dr. Sérgio Pena sobre Síndrome de Klinefelter: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/j.1939-4640.2003.tb03128.x 

Amostra:

4 ml de sangue em EDTA ou células bucais

Entrega:

cerca de 30 dias

Encontre um exame

Veja a relação completa de exames disponibilizados pelo GENE

PRINCIPAIS EXAMES

CONHEÇA O FUNDADOR DO LABORATÓRIO GENE

Dr. Sérgio Pena é Médico-geneticista, Ph.D em Genética Humana pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Fellow do Royal College of Physicians and Surgeons do Canadá. Diretor Médico e Científico do GENE – Núcleo de Medicina Genética, Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Professor da Pós-Graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.