A dúvida quanto à paternidade é capaz de gerar, além da angústia, problemas de ordem prática, como a partilha de uma herança. Um resultado falso ou duvidoso pode causar, portanto, danos morais e materiais. Para que isso seja evitado, o Laboratório GENE trabalha com testes de alta qualidade, que geram um resultado com 99% ou mais de certeza.
O exame em DNA, para definir paternidade, é comparativo. Metade do DNA vem da mãe e, a outra metade, do pai biológico. Após tipificar ambos é feita a comparação com o DNA do(a) filho(a).
O primeiro passo é sempre tentar excluir a paternidade com as informações obtidas no laboratório após tipificar muitas regiões do DNA. Quando são diagnosticadas quatro ou mais discrepâncias, a paternidade é excluída por ser impossível.
Na ausência de exclusão, iniciam-se os cálculos para pesquisar o oposto (inclusão, ou seja, paternidade positiva).
Confira o vídeo abaixo, “A Identidade Genética – Paternidade pelo DNA”, veiculado no Globo Repórter:
TIPOS DE TESTES (PERÍCIA)
Dr. Sérgio Pena explica como é feito o teste de determinação de paternidade em DNA.
Quatro tipos de metodologia podem ser, atualmente, empregadas na perícia do exame de DNA:
– Sondas Multilocais; – Sondas Unilocais; – PCR (Reação em Cadeia de Polimerase); – SNPs (Polimorfismos de Nucleotídeos Únicos)
A quantidade de regiões genéticas testadas com cada uma dessas metodologias é um fator determinante que garante a qualidade e a confiabilidade do resultado.
O preço de cada laboratório também varia por causa disso. Quanto menos regiões genéticas forem testadas, menor o preço, mas também menos confiável é o laudo final. O preço menor não compensa.
Ainda sobre a questão da qualidade dos exames, o editorial do jornal Folha de São Paulo do dia 16 de junho de 2006, aborda os riscos dos exames diagnósticos de má qualidade. O Laboratório GENE reforça que, a escolha de um laboratório médico especializado em genética, experiente e responsável, é muito importante para a qualidade e confiabilidade do seu exame.
TIPOS DE PERÍCIAS DE ACORDO COM O NÚMERO DE REGIÕES (LOCOS) DO DNA TESTADAS PELA PCR
O Laboratório GENE realiza dois tipos de testes em DNA pós-natal de excelente qualidade, analisando amostras frescas de sangue ou células bucais.
· PERÍCIA DNA TOTAL Análise pela PCR de quarenta (40) locos de microssatélites do DNA, ou mais, para fornecer um resultado com confiabilidade de 99,999999% na inclusão (resultado positivo) e 100% (certeza absoluta) na exclusão (resultado negativo). Resultado em 5 dias úteis, para trio ou duo (após o recebimento de todas as amostras biológicas na sede do Laboratório Gene, em Belo Horizonte, MG.)
CONFIDENCIALIDADE
CONFIDENCIALIDADE DO TESTE DE DNA
Todos os exames de Determinação de Paternidade realizados pelo Laboratório GENE são estritamente confidenciais. Nenhum resultado será divulgado pela equipe sem autorização prévia.
Em casos judiciais, os resultados dos exames (laudos) são enviados diretamente ao Juiz pelo correio, registrado e com AR (Aviso de Recebimento), que “abre vista” aos advogados das partes que, então, têm acesso ao laudo.
Nos casos privados, os resultados são fornecidos aos envolvidos, ou a pessoas autorizadas por eles, em mãos ou pelo correio, conforme combinado. Cada perícia dá direito a 1 ou 2 exemplares originais do laudo.
CONTRAPROVA
PROVA, CONTRAPROVA E RETROPROVA
A opção “Perícia DNA TOTAL” inclui diferentes etapas:
• Prova pericial inicial: testa um grupo de locos (exame 1)
• Contraprova: teste adicional de mais locos (exame 2)
• Retroprova: havendo exclusão da paternidade é realizada a retroprova com estudo de mais locos (exame 3). A retroprova é feita com DNA extraído das amostras em data diferente, o que equivale a um exame novo, totalmente refeito desde o início.
TRIO
PATERNIDADE PARA TRIO (MÃE, FILHO(A) E SUPOSTO PAI)
Exame com a presença da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai – estudo de 50 locos de DNA
Ambos os tipos de perícia são testados em sequência e, além disso, cada grupo de locos a ser testado é acompanhado de duas amostras extras que são dois testes de controle para maior segurança do seu resultado.
· PERÍCIA EXPRESS: havendo necessidade de um resultado muito rápido, favor consultar normas e valor do exame de paternidade ou maternidade em regime de urgência, com resultado verbal em apenas 24 HORAS, após a chegada das amostras ao Laboratório GENE, em Belo Horizonte.
·Controle 1: Precisão
Testa DNA já tipificado: se o resultado é idêntico ao já conhecido, no final do teste, isso garante que a técnica PCR funcionou como deveria naquele seu exame especificamente.
· Controle 2: Anticontaminação
Não contém nenhum DNA. Ao final, não pode ter nenhum resultado, para garantir que não houve contaminação dos químicos, instrumentos e/ou equipamento com DNA estranho ao seu caso.
DUO
TESTE SEM A PRESENÇA DA MÃE – DUPLA OU DUO
Exame sem a presença da mãe, só dos supostos pai e filho (a).
Ambos os tipos de perícia são testados em sequência e, além disso, cada grupo de locos a ser testado é acompanhado de duas amostras extras que são dois testes de controle para maior segurança do seu resultado.
· PERÍCIA EXPRESS: havendo necessidade de um resultado muito rápido, favor consultar normas e valor do exame de paternidade ou maternidade em regime de urgência, com resultado verbal em apenas 24 HORAS, após a chegada das amostras ao Laboratório GENE em Belo Horizonte.
· Controle 1: Precisão Testa DNA já tipificado: se o resultado é idêntico ao já conhecido, no final do teste, isso garante que a técnica PCR funcionou como deveria naquele seu exame especificamente. · Controle 2: Anticontaminação Não contém nenhum DNA. Ao final, não pode ter nenhum resultado, para garantir que não houve contaminação dos químicos, instrumentos e/ou equipamento com DNA estranho ao seu caso. PATERNIDADE COM SUPOSTO PAI AUSENTE
Quando um suposto pai não quer fazer a perícia ou já é falecido, a determinação da paternidade pode ser feita com o estudo de parentes dele, dispostos a colaborar. Um único parente de primeiro grau é suficiente para uma perícia conclusiva.
Os envolvidos devem escolher o tipo de perícia a ser feita dentro das exigências de cada caso e levando em consideração quais parentes do suposto pai serão testados.
Opção 1: Perícia SUPERIOR sem DNA do suposto pai (testando DNA de parentes) – estudo de 40 locos do DNA, dependendo do número e grau de parentesco dos familiares do suposto pai que serão testados.
Opção 2: Perícia DNA TOTAL sem DNA do suposto pai (testando DNA de parentes) – estudo de 40 locos do DNA.
Quando o suposto pai é falecido ou será testado indiretamente por meio de seus parentes é sempre recomendada a Perícia DNA TOTAL pela PCR, mais completa (estudo de 50 locos do DNA, ou mais).
BANCO DE DNA
Armazenamento do DNA para uso futuro, em perícias de vínculo genético, com autorização dos credenciados ou por determinação judicial.
PATERNIDADE PRÉ-NATAL CONVENCIONAL
O teste em DNA pode ser feito em qualquer célula e tecido, inclusive antes do nascimento do bebê. Nosso DNA é o mesmo, em todas as células nucleadas do nosso corpo. Para o teste pré-natal de paternidade convencional o tecido fetal é obtido durante a gravidez com uma coleta de vilo corial (tecido placentário) ou punção do líquido amniótico que banha o bebê.
COLETA DE VILOS CORIAIS
PUNÇÃO DE LÍQUIDO AMNIÓTICO
Os envolvidos devem escolher o tipo de perícia de paternidade pré-natal a ser feita dentro das exigências de cada caso.
PERÍCIA EXPRESS: havendo necessidade de um resultado muito rápido, favor consultar normas e valor do exame de paternidade ou maternidade em regime de urgência, com resultado verbal em apenas 24 HORAS, após a chegada das amostras ao Laboratório GENE em Belo Horizonte. Clique aqui para baixar o Formulário de Autorização de Coleta e Exame
Dr. Sérgio Pena é Médico-geneticista, Ph.D em Genética Humana pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Fellow do Royal College of Physicians and Surgeons do Canadá. Diretor Médico e Científico do GENE – Núcleo de Medicina Genética, Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Professor da Pós-Graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.