Exames

Perda Gestacional / Neonatal com DNA muito Fragmentado

Diagnóstico genético molecular

O diagnóstico molecular sequencial pode também ser realizado em DNA muito fragmentado, a exemplo do obtido de algumas amostras de aborto retido por longo tempo ou de perda gestacional cujos tecidos foram fixados com formol ou estão inseridos em blocos de parafina. Os testes sequenciais pelas técnicas *PCR multiplex / SNParray / LP-WGS analisam aneuploidias e todas alterações quantitativas, incluindo as submicroscópicas (Referência: Chau MHK, et al. Low-pass genome sequencing: a validated method in clinical cytogenetics. Hum Genet. 2020 Nov;139(11):1403-1415, https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32451733/ )

*PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em Cadeia da Polimerase) multiplex / SNP array (Single Nucleotide Polymorphism em array ou Polimorfismo de Base Única em microarranjo) / LP-WGS (Low Pass-Whole Genome Sequencing ou Sequenciamento Completo do Genoma em Baixa Cobertura, apropriada para o estudo dos cromossomos)

Opção 1) Diagnóstico Molecular Cromossômico Sequencial (PCR multiplex / SNParray / LP-WGS)

O Diagnóstico Cromossômico Molecular Sequencial utilizando as técnicas PCR multiplex / SNParray / LP-WGS, conforme necessário, analisa DNA a ser extraído da amostra que for entregue ou enviada ao Laboratório GENE e tem condição de diagnosticar TODAS as alterações cromossômicas fetais quantitativas, que são causas frequentes de perdas gestacionais precoces (75 a 80% dos casos). Ao testar as aneuploidias e incluir uma varredura minuciosa de todo o genoma humano, as análises realizadas podem detectar TODAS as variações quantitativas de excesso ou de falta de material cromossômico clinicamente relevantes:
• Tetrassomias, trissomias e monossomias parciais ou completas de TODOS os 22 pares de cromossomos autossômicos (cromossomos 1 a 22)
• Alterações cromossômicas numéricas / quantitativas também nos cromossomos gonossômicos (sexuais) X e Y
• Tetraploidia (presença de 92 cromossomos em vez de 46, o número normal)
• Triploidia (presença de 69 cromossomos, em vez de 46, o número normal, em geral, por fertilização acidental de um óvulo, com 23 cromossomos, por dois espermatozóides também com 23 cromossomos cada um)
• Deleções e duplicações microscópicas e submicroscópicas (microdeleções e microduplicações)
• Translocações não-balanceadas
• Mosaicismo (> 30% de células alteradas misturadas com células cromossomicamente normais)
• Dissomia uniparental (UPD – UniParental Disomy): tanto isodissomias como heterodissomias

Opção 2) Diagnóstico Molecular Cromossômico + Exômico Sequencial (PCR multiplex / NGS – Sequenciamento Completo do Exoma)

Diagnóstico Molecular Cromossômico + Exômico Sequencial testa TODAS as alterações cromossômicas quantitativas e também testa TODAS as alterações gênicas que causam doenças recessivas ou dominantes, doenças ligadas ao X e doenças mitocondriais (codificadas no genoma nuclear).

A opção 2, na atualidade, é a forma mais completa de investigação genética das possíveis causas genéticas de uma perda gestacional que está disponível na rotina laboratorial.

As indicações formais para o diagnóstico molecular sequencial mais completo incluem:

• Consanguinidade dos pais

• CIUR – Crescimento Intra-Uterino Retardado

• Malformação cardíaca fetal

• Malformações fetais múltiplas

• Displasia esquelética

• Hidropisia fetal

• Hidrotórax

• Ascite

• Polidramnia (excesso de líquido amniótico)

• Oligodramnia (escassez de líquido amniótico)

• Acinesia fetal

• Hérnia diafragmática

• Rins policísticos

• Agenesia de membros

• Amputação de membros

• Encefalocele

• Hidrocefalia

• Holoprosencefalia

Amostra:

Aborto retido, amostra em formol, em bloco de parafina, lâminas de patologia ou citogenética, cordão umbilical seco etc

Entrega:

Até 60 dias

Encontre um exame

Veja a relação completa de exames disponibilizados pelo GENE

PRINCIPAIS EXAMES

CONHEÇA O FUNDADOR DO LABORATÓRIO GENE

Dr. Sérgio Pena é Médico-geneticista, Ph.D em Genética Humana pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Fellow do Royal College of Physicians and Surgeons do Canadá. Diretor Médico e Científico do GENE – Núcleo de Medicina Genética, Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Professor da Pós-Graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.