Exames

Pré-Natal Convencional

Clique nos itens abaixo para mais detalhes sobre diagnóstico pré-natal em:

Vilos coriais

Líquido amniótico

Conteúdo relacionado

Acessar blog
Diagnóstico Pré-Natal dos Cromossomos Fetais

Indicações para o Exame Cromossômico Durante a Gravidez  (DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL)

  • Idade materna elevada (acima dos 35 anos)
  • Anormalidade fetal na gravidez (inclui translucência nucal aumentada)
  • Translocação cromossômica no casal
  • Criança prévia com doença genética
  • História de perdas fetais
  • Exame de perda fetal anterior mostrando alteração dos cromossomos
  • Perda fetal na gravidez atual

O diagnóstico pré-natal permite a detecção de doenças genéticas ainda durante a gravidez. Ele antecipa aos casais o conhecimento da saúde genética do feto e permite opções de conduta. Felizmente, o diagnóstico pré-natal proporciona um resultado normal na grande maioria dos casos, reduzindo a ansiedade dos pais e permitindo uma gravidez tranqüila. O procedimento inclusive permite aos casais optarem por gravidezes mesmo em situações de alto risco em que normalmente refreariam sua reprodução.

Em circunstância ideais, o diagnóstico pré-natal deve ser precedido de uma consulta de Aconselhamento Genético pessoalmente, no consultório, ou on-line:

  • Identificar o risco genético específico do casal: através da história familiar e, algumas vezes, do exame físico. Ocasionalmente um casal é encaminhado para diagnóstico pré-natal por uma determinada razão e no aconselhamento genético são identificados outros fatores que indicam a realização preferencial de uma técnica especial de coleta fetal ou de outros exames complementares. Por exemplo, um casal encaminhado por idade materna elevada pode ter história de alguma doença gênica na família, exigindo a realização de investigações especiais de DNA, além dos estudos cromossômicos.
  • Discutir com o casal o motivo e o significado dos riscos genéticos fetais, bem como a confiabilidade do exame para a detecção dos problemas.
  • Apresentar as opções de coleta, permitindo ao casal decidir entre o exame de vilo corial (11 semanas de gravidez) ou a amniocentese (exame de líquido amniótico) após 15 semanas.
  • Discutir os pequenos riscos das diferentes coletas para a saúde fetal.
  • Informar os resultados possíveis, para que o casal saiba como interpretá-lo. Nenhum exame pode garantir um feto sadio em todos os aspectos. Os exames são confiáveis para a detecção dos problemas específicos investigados.

Encontre um exame

Veja a relação completa de exames disponibilizados pelo GENE

PRINCIPAIS EXAMES

CONHEÇA O FUNDADOR DO LABORATÓRIO GENE

Dr. Sérgio Pena é Médico-geneticista, Ph.D em Genética Humana pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Fellow do Royal College of Physicians and Surgeons do Canadá. Diretor Médico e Científico do GENE – Núcleo de Medicina Genética, Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e Professor da Pós-Graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.